Material de Apoio:

- Check List Colação de Grau Virtual e Orientações

Modelo de Roteiro Colação de Grau Virtual

Modelo de Fala do Presidente da Mesa

A colação de grau é o momento mais aguardado pelos formandos, professores, familiares e amigos. Tendo em vista, a situação da crise causada pela pandemia do COVID-19, o Cerimonial da Universidade de Brasília, teve que se adaptar as novas condições para realizar o evento com total segurança, sendo 100% virtual. O isolamento social não nos impediu de realizar sonhos diversos. Reconhecemos os esforços de todos ao longo dos anos para a chegada deste momento tão esperado, que é a "Colação de Grau".

Conforme divulgado pela SECOM da Universidade "a Solenidade que sela a conclusão de etapa muito relevante na vida dos graduandos, as colações de grau, assim como várias outras atividades que se realizavam preferencialmente de forma presencial, precisaram se reinventar durante a pandemia de covid-19. Para contornar as limitações impostas pela emergência de saúde pública, a equipe da Comissão de Cerimonial (Ceri/UnB) tem organizado a solenidade por meio de plataformas on-line."

Com intuito de honrar a história construída nesse período, o CERI auxilia e colabora para que, mesmo sendo online, a solenidade possa ter aconchego e muita emoção. A colação de grau remota segue com os tradicionais discursos dos docentes e discentes; o juramento dos concludentes; e a tão esperada outorga de grau aos graduandos. De acordo com as recomendações na Circular n. 09/2020/DEG, sugerimos as seguintes ferramentas para realização das colações não presenciais: - A plataforma Microsoft Teams; a Plataforma da RNP; e a plataforma Zoom.

Segue abaixo o Modelo de Roteiro de Cerimônia Virtual e falas do Presidente da mesa para auxiliar na preparação do evento. O roteiro poderá ser adaptado, de acordo com a realidade da unidade acadêmica, preservados os ritos mínimos da colação: juramento, outorga de grau e assinatura da ata (de forma eletrônica), pelos formandos. A colação de grau neste formato, contará com o serviço de Mestre de Cerimônias.

Aquele(a)s que desejarem contar com o serviço de mestre de cerimônia nas colações de grau virtual, deverão encaminhar solicitação formal à Coordenação do Cerimonial via e-mail ou SEI, pelo menos com 10 dias úteis, pois contribui sobremaneira para o bom andamento dos fluxos.

Materiais de Apoio:

Check List Colação de Grau Virtual

Modelo de Roteiro Colação de Grau Virtual
Modelo de Fala de Presidente da Mesa

O CERI permanece à disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários e informamos que os atendimentos serão realizados prioritariamente por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou sistema Eletrônico SEI.

Colação Virtual da Faculdade de Medicina

Colação Virtual do Centro de Excelência em Turismo