O que é o CERI - CERIMONIAL?

A Coordenação do Cerimonial da UnB, criada no dia 19 de janeiro de 1994, é uma assessoria do Gabinete da Reitora, responsável pelas principais cerimônias e eventos presididos pela Reitora, Vice-Reitor ou Decanos. Prepara, organiza, supervisiona assessora a solenidade de concessão, pela UnB, com a entrega de diplomas, certificados, títulos e honrarias, bem como as de outorga de grau.

 

 

Como solicitar a presença/participação da Reitora da UnB nos Eventos/Outorgas ou Formatura?

A solicitação pode ser realizada via SEI direcionada ao GRE ou no e-mail enviado para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Como entrar em contato com o Cerimonial?

Os atendimentos serão realizados por meio do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Fone: 3107 0431 OU 3107 0694 ou Sistema Eletrônico de Informação SEI.

 

Como funcionam as Outorgas de Título na Universidade de Brasília?

Assim que aprovado no CONSUNI tal honraria, cabem aos Centros, Unidades acadêmicas e Institutos da Universidade de Brasília e/ou homenageado acordar data e horário junto ao Cerimonial do Gabinete da Reitora.

Cabe ao Cerimonial, organizar a solenidade, cujas solicitações/pretensões são realizadas por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou sistema eletrônico SEI na Unidade CERI.

 

Como funcionam as colações/outorgas de Grau na Universidade de Brasília?

As colações de grau são descentralizadas, conforme a Instrução da Reitoria Nº 0001/2019 e o Ato da Reitoria Nº 1734/2018, que regulamenta as normas de colações de grau da Universidade de Brasília.

Desta forma, as Faculdades, Institutos e Centros (Unidades acadêmicas/Secretarias) são as responsáveis pela organização e condução das cerimônias de outorga de grau de seus respectivos cursos.

O Cerimonial apenas presta o apoio com a gestão de materiais e serviços para as colações.

 

 

O que não é permitido na entrada do CCAB?

 

 

Recomenda-se que, nas cerimônias de colação, não seja permitida a entrada e uso dos seguintes itens:

  • Buzinas de ar comprimido, apitos, cornetas ou qualquer outro instrumento sonoro;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Fogos de artifícios;
  • Animais de estimação;
  • Confetes, papel picado ou similares.

 

Em colações realizadas nas instalações da Universidade de Brasília não será permitido “o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, em recinto coletivo fechado, privado ou público”, em conformidade com o art. 2º da Lei nº 9.294/1996.

 Como funciona a parte de SERVIÇO decoração no CCAB?

 

O cerimonial NÃO oferece nenhum tipo de decoração no CCAB, caso algum aluno tenha visto em alguma formatura decorações com balões, telões de Led, flores, filmagem da turma, luzes diferentes, foram todas contratadas pela própria Comissão de formatura ou do Departamento que estava organizando a colação. A COMISSÃO TEM AUTORIZAÇÃO para contratar esses serviços por fora e fazer a decoração para o dia da colação do curso, caso queira melhorar o espaço no dia da Colação. A única ressalva é de que não atrapalhe as decorações ou dias reservados de outras turmas. 

 

 Como funciona a parte de FOTOS e serviços de fotografia no CCAB?

 

A universidade de Brasília não está associada a nenhuma empresa de fotografia, desta maneira, os formandos tem a autonomia para contratar os serviços de fotográfos que tiverem interesse, sendo livre o acesso aos espaços do Centro Comunitário Athos Bulcão. 

 

A única ressalva é de que não atrapalhe os espaços em comum. 

 

Quais são os períodos de formatura na Universidade de Brasília?

Quando a formatura é presencial, o calendário é estabelecido e amplamente divulgado para os Centros, Unidades e Institutos, para as formaturas que serão realizadas no Centro Comunitário Athos Bulcão (CCAB).

Este calendário é necessário para a organização e tratativas com as empresas que prestam os serviços para a Universidade de Brasília, tais como: serviços de mobília (cadeiras), equipamento de som, becários, bombeiros, mestres de cerimonias.

Geralmente, o calendário é disponibilizado com o período de dois a três meses a cada semestre, para a reserva do espaço e reservas dos serviços. As reservas no CCAB são efetuadas pela PRC, mediante as solicitações e ordem de chegada dos processos. As reservas dos materiais e serviços são efetuadas pelo CERI, mediante as solicitações e ordem de chegada dos processos e preenchimento do formuário

Na colação de grau virtual as Unidades Acadêmicas possuem autonomia para a escolha da melhor data a ser realizada, bem como plataforma e demais decisões internas. Para maiores informações, favor verificar a aba de “Colação de Grau Virtual".

 

Qual a diferença entre paraninfo e patrono?

Patrono – Personalidade considerada pela turma como referência profissional e/ou pessoal. É o profissional no qual se inspiram, preferencialmente, da profissão do curso. 

Paraninfo – É o padrinho ou madrinha da turma. Recomendará os formandos perante a sociedade. Trata-se geralmente de um professor reconhecido pelo saber acadêmico e padrão de referência na área específica de conhecimento.

 

 

Sou formando(a) e tenho uma pessoa da família que trabalha na UnB. Essa pessoa pode entregar o diploma para mim no dia Cerimônia de Colação de Grau?

 

Sim. Para isso é necessário informar à Unidade Acadêmica/Comissão de Formatura qual o nome do(a) familiar, qual cargo e em qual lotação na UnB o(a) familiar trabalha, e qual o grau de parentesco com o(a) formando(a), para que seja indicado no roteiro.

Participo da Comissão de Formatura, o que devo saber antes, durante e após a colação de grau?

Todas as informações estão disponibilizadas no documento de apoio no link abaixo:http://cerimonial.unb.br/images/ColacaodeGrau/Check-list_colacao_de_grau.pdf

 

Colei Grau e necessito do meu diploma, como devo proceder?

Todas as informações estão disponibilizadas no link abaixo:

https://www.unb.br/graduacao/diploma?menu=439

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) pelo mesmo e-mail.

 

Colação de grau Simplificada ou Excepcional?

Conforme a Instrução da Reitoria Nº 0001/2019 e o Ato da Reitoria Nº 1734/2018, que regulamenta as normas de colações de grau da Universidade de Brasília, as unidades acadêmicas e centros da Universidade de Brasília são responsáveis pelas cerimônias de outorga de grau de seu respectivo curso.

A unidade tem autonomia para fazê-la de forma simplificada ou excepcional para atender casos específicos ou de urgência.

 

 

Qual será o local da cerimônia? poderá ser realizado em outro auditório?

As unidades acadêmicas/secretarias têm autonomia para decidir onde desejam realizar as colações de grau, porém os serviços oferecidos pela Universidade de Brasília de mestre de cerimônia, becário, brigadista e segurança estarão disponíveis somente nos 4 campi da UnB. Os serviços de cadeiras e som somente estão disponíveis no CCAB.

 

Quais procedimentos para reserva do centro comunitário?

A unidade acadêmica/secretaria, após decidir junto com a comissão, fará a reserva por meio do SEI para o CCAB, com cópia para o CERI, para que sua reserva seja confirmada. Após a confirmação, a unidade/secretaria incluirá no processo o formulário de empréstimo, solicitando o material e os serviços necessários para a cerimônia.

 

A colação só pode ocorrer no horário noturno?

No Centro Comunitário Athos Bulcão (CCAB), as colações ocorrerão a partir das 18h, devido a gestão e fiscalização dos serviços que serão oferecidos no espaço.

Caso o Curso opte por outros espaços, não será preciso seguir o horário recomendado.

 

Quais são os serviços oferecidos para as colações?

Mestre de Cerimônia; Som; Cadeiras; Brigadistas e Segurança; Becário.

OBS: A confecção de roteiro, prisma, ata de assinatura, ou seja, toda a parte do apoio administrativa, fica a cargo da unidade acadêmica/secretaria e comissão de formatura.

 

Haverá a possibilidade de experimentar a beca antes ou do empréstimo individual?

Não é necessário. O Cerimonial disponibilizará quantidade de becas suficiente para que, caso o(a) aluno(a) peça um tamanho que na hora não ficou adequado, possa haver a alteração do tamanho.

 

A Secretaria do curso continua tendo que ir para conferir se o material solicitado está de acordo com o formulário e no dia seguinte para fazer a devolução?

Não é mais necessário. Para facilitar tanto para as secretarias do curso quanto para a equipe do cerimonial, faremos a experiência de deixar uma quantidade a mais no camarim (também prevendo a possibilidade de alteração na hora de tamanho) e o(a) aluno(a) quando for vestir a beca, assinará um termo se responsabilizando com a devolução e em não danificar o material.

OBS: Caso o(a) aluno(a) não devolva ou não reponha o material que por ventura for danificado, ele(a) é integralmente responsável e terá o diploma retido na SAA até que a pendência seja sanada.

 

Quais são os custos da formatura?

A Universidade de Brasília NÃO COBRA NADA para que o(a) aluno(a) tenha cerimônia solene de outorga de grau. Os serviços oferecidos são suficientes para que seja realizado o evento. Se a turma decidir incrementar a colação e solicitar serviços extras, tais como: decoração, fotógrafo, cerimonialista etc, esses custos são divididos entre os(as) formandos(as).

OBS: Vale ressaltar que caso decidam complementar a cerimônia com serviços extras, NÃO podem impedir que um aluno(a) participe, seja por não ter condições financeira ou simplesmente por não querer pagar.

 

Alunos que já colaram grau virtualmente poderão participar da cerimônia presencial?

No Roteiro indicado no site, existe uma indicação, após o juramento e a outorga de grau dos formandos, de um momento reservado para os egressos que não tiveram a oportunidade de colarem grau presencialmente. Eles serão chamados nominalmente para subirem ao palco e receber os canudos e cumprimentar a mesa de honra, utilizarão a beca completa e terão local reservado pela Comissão de Formatura nas primeiras cadeiras.

OBS: Fica a critério da Unidade/Comissão se esses alunos irão se posicionar junto aos formandos no palco após sua entrada, ou se irão retornar aos seus lugares junto à plateia.

 

Como fazer uma colação com mais de um curso sem a cerimônia fique cansativa?

Como sugestão, quando há mais de um curso envolvido na mesma cerimônia, aconselhamos que cada curso seja representado em um momento diferente da solenidade.

Por exemplo, Faculdade de Tecnologia:

Juramento - Cada curso faz o seu juramento;

Orador da turma - Engenharia Civil;

Homenagens aos pais e/ou mestres - Engenharia Ambiental;

Paraninfo - Engenharia Florestal;

Patrono - Engenharia de Produção.

Como sugestão, os coordenadores de cada curso podem realizar a entrega dos diplomas, porém sem momento de fala, sendo representados pela fala do dirigente máximo da respectiva Unidade.

 

Colações simplificadas ou colações antecipadas devem ser feitas no formato presencial também ou podem permanecer de forma remota?

As unidades acadêmicas têm autonomia para decidir se as outorgas de grau serão realizadas no formato virtual e/ou presencial, seja a cerimônia tradicional, antecipada ou excepcional.

 

 

Como/quando é feita a assinatura da ata de colação de grau na formatura presencial?

O procedimento de como será feita a assinatura de ata é uma decisão da unidade acadêmica/secretaria. Poderá manter como era antes da pandemia por meio do papel impresso ou liberar a assinatura do SEI para que o(a) aluno(a) possa assinar por meio do celular. Caso optem por ser via SEI, é aconselhado levar um notebook para que nenhum aluno(a) seja prejudicado de assinar caso não consiga via aparelho.

 

 

MAIORES DÚVIDAS LIGAR NA COORDENAÇÃO:  3107 0431 OU 3107 0694