O uso da beca na colação de grau:

O traje dos formandos, incluindo a opção de usar beca, faixa e capelo, será definido em comum acordo entre a turma de formandos e a coordenação do curso de graduação.

Quando o Presidente da Mesa for o Reitor, este usará, sobre o terno passeio completo, a pelerine branca. Quando o Presidente da Mesa for o Vice - Reitor, este usará, sobre o terno passeio completo, a pelerine branca e preta. E por delegação sobre o terno passeio completo, a pelerine branca. Para os Membros da Mesa de Honra, Diretor das Faculdades e Institutos, é aconselhável usar traje passeio completo escuro com a pelerine preta com barras azul e verde, as cores da UnB.

Tamanho das Becas do Cerimonial
PP 1,25 m
P COM BARRA 1,30 m
P 1,35 m
P+5 1,45 m
M 1,50 m
G 1,60 m
GG 1,65 m
EXGG 1,75 m

Beca

Observação: A medida da beca é feita pelo comprimento da nuca até o tornozelo. Não se leva em considerão a largura, apenas o comprimento.

Uso de pelerine na colação de grau:

A UnB está localizada no Planalto Central, tendo por quase todo o ano um clima quente e seco. Adotou-se a pelerine levando em consideração a melhor adequação das vestes talares. Sua principal função é indicar posições de hierarquia que devem ser respeitadas, pois têm fundamento na Ordem de Precedência.

A pelerine é como uma capa usada sobre os ombros, no corte godê guarda-chuva, até a altura dos ombros, em pano duplo (na parte interna é bordado em linha dourada o nome do MRT, e o período do mandato) de cetim duchése na cor branca, arrematada com gola de padre e, para o fechamento, cordão traçado, tipo rabo de galo, também branco, ornada com aplicações douradas, circundando o pescoço e a parte frontal do peito.

É usada pelo MRT nas cerimônias de Transmissão do Cargo de Reitor, Outorga de Grau, Doutor Honoris Causa, Professor Honoris Causa, Professor Emérito e Mérito Universitário.

No caso da Transmissão do Cargo, o reitor que sai, leva, de recordação, a pelerine, e é colocada nos ombros no novo reitor uma nova, com as mesmas especificações. No caso do VRT, o procedimento é o mesmo.

09jul2019 emerito iranjunqueira audreyluiza 11

Pelerine Branca - a cor branca traduz o somatório de todas as áreas do conhecimento humano e dos três Reinos da Natureza.

Palerine Preta - É utilizada apenas por professores, professores aposentados e ex-professores da Universidade de Brasília.