COLAÇÕES DE GRAU: PASSO A PASSO 

 

 

 

Este é um passo a passo destinado a facilitar a organização das cerimônias de colação de grau dos cursos de graduação da Universidade de Brasília. Ele foi elaborado a partir do diálogo entre unidades acadêmicas e administrativas, visando ao aprimoramento dos processos de organização e realização de colações de grau da UnB.

A colação é um ato oficial, realizado em sessão solene e pública para a outorga de grau aos formados que concluíram um dos cursos superiores (bacharelado e/ou licenciatura) da Universidade de Brasília. Eventos comemorativos associados à formatura (como bailes, viagens ou outros) não são de responsabilidade da Universidade.

 

Este documento descreve os atuais procedimentos para a organização da cerimônia de colação de grau, também chamada de outorga de grau tradicional, que ocorre de forma coletiva, com o uso de paramentos, honrarias e outras formalidades, assim como para a outorga de grau virtual, que ocorre em Plataformas online. Ao formado é facultada, contudo, a possibilidade de colar grau de forma simplificada, mediante prévia solicitação junto à sua unidade acadêmica.

Os procedimentos descritos a seguir visam garantir a realização das solenidades de outorga de grau tradicional na UnB de forma gratuita, com respeito às especificidades de cada curso e por meio da partilha de responsabilidades.

 

Mas atenção: embora este guia descreva os procedimentos de maneira sequencial, a organização e realização das colações de grau implicam, muitas vezes, em atividades simultâneas. Por isso, é importante ler o conjunto dos passos e ficar atento aos calendários divulgados pela Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) e pelo Cerimonial (CERI) da Universidade de Brasília.

Passo 1: Calendário de formatura

A cada semestre, a Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) divulga os calendários da graduação: https://www.saa.unb.br/graduacao/calendario-academico. O Calendário por Atividades inclui o cronograma de procedimentos associados à formatura e deve ser observado por estudantes (sejam prováveis formandos ou formados) e suas respectivas unidades acadêmicas.

Passo 2: Lista de Prováveis Formandos

O Sistema (SIGAA) gera a lista de prováveis formandos. A data de emissão e divulgação dessas listas consta no Calendário por Atividades de cada semestre, sob o título “Prováveis Formandos”. O calendário da SAA também prevê um período de ajustes, a solicitação de novas inclusões na lista, a apresentação de documentos, a resolução de pendências patrimoniais e a atualização de dados pessoais junto à SAA ou nos postos avançados da Secretaria. Cabe às unidades acadêmicas e à SAA a divulgação dessas listas junto aos estudantes.

Passo 3: Lista de Formados

Após todos os ajustes na Lista de Prováveis Formandos e demais procedimentos associados, o SIGAA gera uma nova lista: a Lista de Formandos, que inclui estudantes que cumpriram todos os pré-requisitos para receberem o grau de bacharel e/ou licenciado. Esses estudantes são, então, inscritos automaticamente na cerimônia de outorga de grau tradicional.

 

O estudante que não desejar participar da outorga de grau tradicional deverá encaminhar solicitação formal à sua unidade acadêmica para realização da outorga de grau simplificada. Nessa modalidade, são dispensados os paramentos (beca, capelo, faixa) e outros elementos rituais, como a mesa de honra, os oradores de turma, o paraninfo e o patrono. O formado apenas faz o juramento, assina a ata de outorga de grau e o presidente da mesa - autoridade devidamente designada pela Universidade para exercer esse papel - faz o discurso de encerramento da cerimônia.

Passo 4: Comissão de Formatura

A Comissão de Formatura é a instância de representação dos formandos junto às unidades acadêmicas e administrativas da UnB envolvidas (direta ou indiretamente) na organização das colações de grau, devendo acompanhar cada um dos passos descritos neste guia, para o bom andamento da organização e realização da cerimônia.

A Comissão de Formatura deve contar com representantes discentes e, pelo menos, um servidor (docente ou técnico) da Universidade. Recomenda-se também que seja realizado o registro em ata da constituição da Comissão de Formatura. A cópia da ata deve ser encaminhada à direção da unidade acadêmica, incluindo dados de contato dos membros da comissão.

 

Cabe à Comissão de Formatura conceber a cerimônia de colação de grau, respeitando os parâmetros básicos de protocolo para essa solenidade, informados pelo Cerimonial da UnB em sua página na internet <http://cerimonial.unb.br>. Desse modo, as comissões de formatura têm liberdade para gerar inovações, visando melhor representar a cultura acadêmica do curso, a trajetória e as condições presentes da turma de formados, na concepção e realização da cerimônia de colação de grau.

Cabe à Unidade Acadêmica/Secretaria juntamente com a Comissão de Formatura a definição da modalidade de realização da Colação de Grau: presencial e/ou virtual.

No site do Cerimonial, na aba de “Colação de Grau Tradicional”, estão disponíveis:

  • Modelos de convites para serem enviados aos patronos, paraninfos, professores e funcionários homenageados;

  • Roteiro para a composição da mesa de honra;

  • Texto modelo das falas do presidente da mesa;

  • Texto modelo de juramentos;

  • Texto modelo para os prismas dos membros da mesa;

  • Checklist de tudo que é necessário antes e para o dia da colação;

  • Ateste referente aos serviços ofertados;

  • Termo de empréstimos de materiais, a ser preenchido pelo aluno.

Observações:

  • É de responsabilidade da comissão de formatura e das unidades acadêmicas a elaboração e impressão do roteiro, prismas, juramento e falas do presidente da solenidade.

  • A Reitora, o Vice-Reitor ou seus representantes poderão presidir colações de grau, a depender das respectivas agendas, mediante convite enviado aos gabinetes da Reitora (GRE) e/ou do Vice-Reitor (VRT).

Passo 5: Agendamento e definição do local da colação

Tendo a Lista de Formandos gerada pela SAA, a Comissão de Formatura deve escolher o local onde acontecerá a cerimônia. Com a descentralização das colações de grau, a Comissão, em comum acordo com a unidade acadêmica, tem autonomia para decidir onde a solenidade ocorrerá, tantos nos quatro campi da UnB, quanto aos espaços externos, sempre seguindo as orientações do local escolhido.

Mesmo com a descentralização, a Universidade de Brasília manterá o Centro Comunitário Athos Bulcão (CCAB) reservado em períodos específicos para facilitar a gestão dos materiais e serviços que são disponibilizados para as Unidades que desejarem.

Para os próximos semestres as datas disponíveis no Centro Comunitário Athos Bulcão (CCAB) são:

FORMANDOS 2°/2023

22 de janeiro a 15 de março de 2023 para a realização das solenidades de colação de grau, no Centro Comunitário Athos Bulcão - CCAB. 

Caso optem em realizá-la neste espaço, a colação ocorrerá de segunda à sexta, exceto nos feriados.

Nesse período, o CCAB encontra-se mobiliado com cadeiras e equipado com mesa de som, amplificadores e microfones que são operados por um técnico, durante as cerimônias, sem custos para as unidades acadêmicas ou formandos. O CCAB também conta com um palco fixo, mesa de honra e tablados laterais para o posicionamento dos formados.

Obs. : A Unidade também, pode optar em realizar a colação de grau em algum auditório da Universidade de Brasília, a depender do número de formandos da turma. (Turmas pequenas)

Colação de Grau no espaço Centro Comunitário Athos Bulcão - CCAB - Caso optem pelo CCAB é necessário seguir os seguintes passos:

 RESERVA

5.1 - A unidade Acadêmica/Secretaria, após decidir junto com a comissão, fará a reserva por meio do SEI para a PRC, com cópia para o CERI. Após a confirmação da data, a Unidade/Secretaria receberá no processo SEI o link do formulário de empréstimo de materiais e serviços necessários para a cerimônia.

OBS: A confirmação da reserva só ocorre mediante o despacho via SEI pelo CCAB ao solicitante;

 INFORMAÇÕES DE SERVIÇOS/MATERIAIS

5.1.2 - Após a confirmação do espaço pela PRC , a Unidade Acadêmica encaminhará o SEI ao Cerimonial - CERI.

- O cerimonial recebendo a confirmação da Data e local, encaminhará o link  do formulário de empréstimo de materiais e serviços necessários para a cerimônia. Nele a Unidade/Comissão responderá as quantidades de cadeiras, quantidade de formandos, quantidade de pessoas na mesa diretiva, horários, data e etc. 

- A Unidade/Comissão precisa responder o link com até 10 dias de antecedência da data da colação de grau, informando os materiais e serviços que serão necessários, para gestão dos serviços junto às empresas.

Colação de Grau em espaços do  (DARCY, CEILÂNDIA, PLANALTINA ou GAMA) - Caso optem pela realização da Colação de Grau em outros espaços/auditório dentro dos campi é necessário seguir o seguinte passo:

 INFORMAÇÕES DE SERVIÇOS/MATERIAIS

5.2 A Unidade Acadêmica/Secretaria, após decidir junto com a comissão, encaminhará o pedido dos serviços via SEI diretamente para o CERI. Após o recebimento do SEI o CERI encaminhará o link do formulário de empréstimo de material e a indicação da data e os serviços necessários para a cerimônia, tais como Mestre de cerimônias, becários, brigadistas.

OBS: Os serviços de som e cadeiras serão oferecidos somente no CCAB.

Passo 6: Serviços e materiais ofertados pela Universidade

Para Colações de Grau realizadas no Centro Comunitário Athos Bulcão - CCAB, de segunda à sexta-feira, a Universidade oferece os serviços de:

  • Brigadistas;

  • Mestre de Cerimônias;

  • Becários;

  • Seguranças;

  • Empréstimo de becas, capelos, faixa de cor correspondente ao curso e canudos;

  • Empréstimo de bandeiras do Brasil, GDF e UnB;

  • Empréstimo de bandeiras estrangeiras (no caso de formandos estrangeiros);

  • Mastro, ponteiras e roseta;

  • Empréstimo de suporte acrílico para prismas (devendo a impressão ser realizada pela Comissão de Formatura);

  • Limpeza de banheiros e local pós-evento;

  • Mobiliário, sendo esses: cadeiras para público e formandos, e mesa de honra;

  • Equipamento de som e operador;

Para Colações de Grau realizadas em outros espaços fora do CCAB, dentro dos campi (DARCY, CEILÂNDIA, PLANALTINA ou GAMA) de segunda à sexta-feira, a Universidade oferece os seguintes serviços:

  • Brigadistas;

  • Mestre de Cerimônias;

  • Becários;

  • Seguranças;

  • Empréstimo de becas, capelos, faixa de cor correspondente ao curso e canudos;

  • Empréstimo de bandeiras do Brasil, GDF e UnB;

  • Empréstimo de bandeiras estrangeiras (no caso de formandos estrangeiros);

  • Mastro, ponteiras e roseta;

  • Empréstimo de suporte acrílico para prismas (devendo a impressão ser realizada pela Comissão de Formatura).

Observações Gerais:

  • A limpeza, manutenção e segurança do Centro Comunitário Athos Bulcão - CCAB é de responsabilidade da PRC. O expediente da equipe de limpeza no local, em dias de colações, se encerra às 22h. Mais informações sobre reservas e condições de utilização do CCAB podem ser obtidas pelos telefones: 3107-3621 e 3107-3622.

  • Caberá ao Cerimonial garantir uma gestão adequada do empréstimo e transporte de paramentos e outros elementos cerimoniais, durante cada ciclo de colações.

  • Havendo colações simultâneas, que extrapolem a quantidade dos itens disponíveis para empréstimo pelo Cerimonial, será dada prioridade à Comissão de Formatura que primeiro encaminhar o formulário de reserva.

 

 

Passo 7: Empréstimo e transporte de indumentária e demais elementos cerimoniais

Esses materiais são colocados à disposição para empréstimo às Comissões de Formatura, mediante agendamento prévio. Para fazer a solicitação é preciso formalizar o pedido via processo SEI (o mesmo do agendamento da colação), preenchendo um link de formulário específico, encaminhado pelo cerimonial da Unb.

A reserva deve ser feita com a antecedência mínima de 10 (dez) dias úteis da realização da colação de grau e depende da disponibilidade dos itens, em razão do agendamento de outras colações.

No caso de a colação ocorrer no CCAB, a indumentária e demais elementos cerimoniais estarão disponíveis para a Comissão de Formatura, no camarim antes do início da cerimônia.

No caso de a colação ser realizada em outro espaço da Universidade de Brasília – em qualquer um dos 4 campi – caberá alinhamento da Unidade/Instituto junto à PRC o transporte da indumentária (becas, faixas, capelos, pelerines) e demais elementos cerimoniais (ponteiros, bandeiras, púlpito) até o local designado e, depois da cerimônia, a sua devolução ao camarim do CCAB.

Para isso, a Unidade Acadêmica deverá alinhar com a PRC o transporte de becas e agendar a retirada, entrega e devolução.

A indumentária estará disponível para retirada no camarim do CCAB na data da colação, conforme horário combinado com o responsável pelo empréstimo. Um ou mais membros designados previamente pela Comissão de Formatura devem supervisionar a retirada e transporte do material até o local da cerimônia, atestando depois a sua entrega à PRC, ao final do evento.

A UnB não se responsabiliza pelo transporte de indumentária e elementos cerimoniais para espaços externos aos seus 4 campi, como clubes, teatros ou salões de festa. Nesse caso, caberá à Comissão de Formatura a retirada do material junto ao Cerimonial, com a antecedência mínima de 24 horas (ou um dia útil) antes da colação de grau, e o seu transporte e devolução em perfeitas condições à Universidade de Brasília, em igual tempo (24 horas).

Passo 8: Paramentação de formados e manutenção da indumentária

Ao vestir a indumentária própria para a colação de grau, o formando assinará um termo de responsabilidade com esse material. Ao final da cerimônia, deverá devolver a indumentária completa e em perfeito estado de conservação, sob a supervisão da Comissão de Formatura designada para encaminhar a guarda ou entrega desses bens à equipe de transporte da PRC.

 

Em caso de perda ou dano (total ou parcial do bem), o formado fica obrigado a ressarcir à Universidade os prejuízos, estando a emissão de seu diploma condicionada a esse ressarcimento.

No caso de perda ou dano, deverá ser feito o registro imediato e descritivo no termo de responsabilidade assinado pelo formado, para conhecimento e guarda da Comissão de Formatura. Essa notificação deverá ser encaminhada à SAA, junto à ata de outorga de grau, por meio de processo SEI.

Passo 9: Código de conduta

Recomenda-se que os formandos cheguem ao local da cerimônia com 1 hora e 30 minutos de antecedência para a paramentação e a assinatura de ata de outorga, assim como do termo de responsabilidade da indumentária utilizada.

Não será permitida a participação de formando que chegue após o início da cerimônia ou que esteja embriagado.

Recomenda-se que, nas cerimônias de colação, não seja permitida a entrada e uso dos seguintes itens:

  • Buzinas de ar comprimido, apitos, cornetas ou qualquer outro instrumento sonoro;

  • Bebidas alcoólicas;

  • Fogos de artifícios;

  • Animais de estimação;

  • Confetes, papel picado ou similares.

Em colações realizadas nas instalações da Universidade de Brasília não será permitido “o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, em recinto coletivo fechado, privado ou público”, em conformidade com o art. 2º da Lei nº 9.294/1996.

Passo 10: Atos Normativos

Além da leitura deste guia, recomenda-se a leitura atenta dos Atos Normativos relativos às colações de grau da Universidade de Brasília:

  • Ato da Reitoria nº 1734/2018, que altera a organização das solenidades de Outorga de Grau.

  • Instrução da Reitoria nº 001/2019, que regulamenta as normas de colações de grau da Universidade de Brasília.

  • Circular nº 0009/2022/UnB, que dá novas orientações sobre o retorno gradual e seguro às atividades presenciais na UnB.

O Cerimonial está à disposição para maiores esclarecimentos por meio do e-mail ceri@unb.br, site: http://cerimonial.unb.br/ além dos telefones para contato: 3107-0431

 

                     

 

 COLAÇÕES DE GRAU: PASSO A PASSO 

 

 

 

Este é um passo a passo destinado a facilitar a organização das cerimônias de colação de grau dos cursos de graduação da Universidade de Brasília. Ele foi elaborado a partir do diálogo entre unidades acadêmicas e administrativas, visando ao aprimoramento dos processos de organização e realização de colações de grau da UnB.

A colação é um ato oficial, realizado em sessão solene e pública para a outorga de grau aos formados que concluíram um dos cursos superiores (bacharelado e/ou licenciatura) da Universidade de Brasília. Eventos comemorativos associados à formatura (como bailes, viagens ou outros) não são de responsabilidade da Universidade.

 

Este documento descreve os atuais procedimentos para a organização da cerimônia de colação de grau, também chamada de outorga de grau tradicional, que ocorre de forma coletiva, com o uso de paramentos, honrarias e outras formalidades, assim como para a outorga de grau virtual, que ocorre em Plataformas online. Ao formado é facultada, contudo, a possibilidade de colar grau de forma simplificada, mediante prévia solicitação junto à sua unidade acadêmica.

Os procedimentos descritos a seguir visam garantir a realização das solenidades de outorga de grau tradicional na UnB de forma gratuita, com respeito às especificidades de cada curso e por meio da partilha de responsabilidades.

 

Mas atenção: embora este guia descreva os procedimentos de maneira sequencial, a organização e realização das colações de grau implicam, muitas vezes, em atividades simultâneas. Por isso, é importante ler o conjunto dos passos e ficar atento aos calendários divulgados pela Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) e pelo Cerimonial (CERI) da Universidade de Brasília.

Passo 1: Calendário de formatura

A cada semestre, a Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) divulga os calendários da graduação: https://www.saa.unb.br/graduacao/calendario-academico. O Calendário por Atividades inclui o cronograma de procedimentos associados à formatura e deve ser observado por estudantes (sejam prováveis formandos ou formados) e suas respectivas unidades acadêmicas.

Passo 2: Lista de Prováveis Formandos

O Sistema (SIGAA) gera a lista de prováveis formandos. A data de emissão e divulgação dessas listas consta no Calendário por Atividades de cada semestre, sob o título “Prováveis Formandos”. O calendário da SAA também prevê um período de ajustes, a solicitação de novas inclusões na lista, a apresentação de documentos, a resolução de pendências patrimoniais e a atualização de dados pessoais junto à SAA ou nos postos avançados da Secretaria. Cabe às unidades acadêmicas e à SAA a divulgação dessas listas junto aos estudantes.

Passo 3: Lista de Formados

Após todos os ajustes na Lista de Prováveis Formandos e demais procedimentos associados, o SIGAA gera uma nova lista: a Lista de Formandos, que inclui estudantes que cumpriram todos os pré-requisitos para receberem o grau de bacharel e/ou licenciado. Esses estudantes são, então, inscritos automaticamente na cerimônia de outorga de grau tradicional.

 

O estudante que não desejar participar da outorga de grau tradicional deverá encaminhar solicitação formal à sua unidade acadêmica para realização da outorga de grau simplificada. Nessa modalidade, são dispensados os paramentos (beca, capelo, faixa) e outros elementos rituais, como a mesa de honra, os oradores de turma, o paraninfo e o patrono. O formado apenas faz o juramento, assina a ata de outorga de grau e o presidente da mesa - autoridade devidamente designada pela Universidade para exercer esse papel - faz o discurso de encerramento da cerimônia.

Passo 4: Comissão de Formatura

A Comissão de Formatura é a instância de representação dos formandos junto às unidades acadêmicas e administrativas da UnB envolvidas (direta ou indiretamente) na organização das colações de grau, devendo acompanhar cada um dos passos descritos neste guia, para o bom andamento da organização e realização da cerimônia.

A Comissão de Formatura deve contar com representantes discentes e, pelo menos, um servidor (docente ou técnico) da Universidade. Recomenda-se também que seja realizado o registro em ata da constituição da Comissão de Formatura. A cópia da ata deve ser encaminhada à direção da unidade acadêmica, incluindo dados de contato dos membros da comissão.

 

Cabe à Comissão de Formatura conceber a cerimônia de colação de grau, respeitando os parâmetros básicos de protocolo para essa solenidade, informados pelo Cerimonial da UnB em sua página na internet <http://cerimonial.unb.br>. Desse modo, as comissões de formatura têm liberdade para gerar inovações, visando melhor representar a cultura acadêmica do curso, a trajetória e as condições presentes da turma de formados, na concepção e realização da cerimônia de colação de grau.

Cabe à Unidade Acadêmica/Secretaria juntamente com a Comissão de Formatura a definição da modalidade de realização da Colação de Grau: presencial e/ou virtual.

No site do Cerimonial, na aba de “Colação de Grau Tradicional”, estão disponíveis:

  • Modelos de convites para serem enviados aos patronos, paraninfos, professores e funcionários homenageados;

  • Roteiro para a composição da mesa de honra;

  • Texto modelo das falas do presidente da mesa;

  • Texto modelo de juramentos;

  • Texto modelo para os prismas dos membros da mesa;

  • Checklist de tudo que é necessário antes e para o dia da colação;

  • Ateste referente aos serviços ofertados;

  • Termo de empréstimos de materiais, a ser preenchido pelo aluno.

Observações:

  • É de responsabilidade da comissão de formatura e das unidades acadêmicas a elaboração e impressão do roteiro, prismas, juramento e falas do presidente da solenidade.

  • A Reitora, o Vice-Reitor ou seus representantes poderão presidir colações de grau, a depender das respectivas agendas, mediante convite enviado aos gabinetes da Reitora (GRE) e/ou do Vice-Reitor (VRT).

Passo 5: Agendamento e definição do local da colação

Tendo a Lista de Formandos gerada pela SAA, a Comissão de Formatura deve escolher o local onde acontecerá a cerimônia. Com a descentralização das colações de grau, a Comissão, em comum acordo com a unidade acadêmica, tem autonomia para decidir onde a solenidade ocorrerá, tantos nos quatro campi da UnB, quanto aos espaços externos, sempre seguindo as orientações do local escolhido.

Mesmo com a descentralização, a Universidade de Brasília manterá o Centro Comunitário Athos Bulcão (CCAB) reservado em períodos específicos para facilitar a gestão dos materiais e serviços que são disponibilizados para as Unidades que desejarem.

Para os próximos semestres as datas disponíveis no Centro Comunitário Athos Bulcão (CCAB) são:

FORMANDOS 2°/2023

22 de janeiro a 15 de março de 2023 para a realização das solenidades de colação de grau, no Centro Comunitário Athos Bulcão - CCAB. 

Caso optem em realizá-la neste espaço, a colação ocorrerá de segunda à sexta, exceto nos feriados.

Nesse período, o CCAB encontra-se mobiliado com cadeiras e equipado com mesa de som, amplificadores e microfones que são operados por um técnico, durante as cerimônias, sem custos para as unidades acadêmicas ou formandos. O CCAB também conta com um palco fixo, mesa de honra e tablados laterais para o posicionamento dos formados.

Obs. : A Unidade também, pode optar em realizar a colação de grau em algum auditório da Universidade de Brasília, a depender do número de formandos da turma. (Turmas pequenas)

Colação de Grau no espaço Centro Comunitário Athos Bulcão - CCAB - Caso optem pelo CCAB é necessário seguir os seguintes passos:

 RESERVA

5.1 - A unidade Acadêmica/Secretaria, após decidir junto com a comissão, fará a reserva por meio do SEI para a PRC, com cópia para o CERI. Após a confirmação da data, a Unidade/Secretaria receberá no processo SEI o link do formulário de empréstimo de materiais e serviços necessários para a cerimônia.

OBS: A confirmação da reserva só ocorre mediante o despacho via SEI pelo CCAB ao solicitante;

 INFORMAÇÕES DE SERVIÇOS/MATERIAIS

5.1.2 - Após a confirmação do espaço pela PRC , a Unidade Acadêmica encaminhará o SEI ao Cerimonial - CERI.

- O cerimonial recebendo a confirmação da Data e local, encaminhará o link  do formulário de empréstimo de materiais e serviços necessários para a cerimônia. Nele a Unidade/Comissão responderá as quantidades de cadeiras, quantidade de formandos, quantidade de pessoas na mesa diretiva, horários, data e etc. 

- A Unidade/Comissão precisa responder o link com até 10 dias de antecedência da data da colação de grau, informando os materiais e serviços que serão necessários, para gestão dos serviços junto às empresas.

Colação de Grau em espaços do  (DARCY, CEILÂNDIA, PLANALTINA ou GAMA) - Caso optem pela realização da Colação de Grau em outros espaços/auditório dentro dos campi é necessário seguir o seguinte passo:

 INFORMAÇÕES DE SERVIÇOS/MATERIAIS

5.2 A Unidade Acadêmica/Secretaria, após decidir junto com a comissão, encaminhará o pedido dos serviços via SEI diretamente para o CERI. Após o recebimento do SEI o CERI encaminhará o link do formulário de empréstimo de material e a indicação da data e os serviços necessários para a cerimônia, tais como Mestre de cerimônias, becários, brigadistas.

OBS: Os serviços de som e cadeiras serão oferecidos somente no CCAB.

Passo 6: Serviços e materiais ofertados pela Universidade

Para Colações de Grau realizadas no Centro Comunitário Athos Bulcão - CCAB, de segunda à sexta-feira, a Universidade oferece os serviços de:

  • Brigadistas;

  • Mestre de Cerimônias;

  • Becários;

  • Seguranças;

  • Empréstimo de becas, capelos, faixa de cor correspondente ao curso e canudos;

  • Empréstimo de bandeiras do Brasil, GDF e UnB;

  • Empréstimo de bandeiras estrangeiras (no caso de formandos estrangeiros);

  • Mastro, ponteiras e roseta;

  • Empréstimo de suporte acrílico para prismas (devendo a impressão ser realizada pela Comissão de Formatura);

  • Limpeza de banheiros e local pós-evento;

  • Mobiliário, sendo esses: cadeiras para público e formandos, e mesa de honra;

  • Equipamento de som e operador;

Para Colações de Grau realizadas em outros espaços fora do CCAB, dentro dos campi (DARCY, CEILÂNDIA, PLANALTINA ou GAMA) de segunda à sexta-feira, a Universidade oferece os seguintes serviços:

  • Brigadistas;

  • Mestre de Cerimônias;

  • Becários;

  • Seguranças;

  • Empréstimo de becas, capelos, faixa de cor correspondente ao curso e canudos;

  • Empréstimo de bandeiras do Brasil, GDF e UnB;

  • Empréstimo de bandeiras estrangeiras (no caso de formandos estrangeiros);

  • Mastro, ponteiras e roseta;

  • Empréstimo de suporte acrílico para prismas (devendo a impressão ser realizada pela Comissão de Formatura).

Observações Gerais:

  • A limpeza, manutenção e segurança do Centro Comunitário Athos Bulcão - CCAB é de responsabilidade da PRC. O expediente da equipe de limpeza no local, em dias de colações, se encerra às 22h. Mais informações sobre reservas e condições de utilização do CCAB podem ser obtidas pelos telefones: 3107-3621 e 3107-3622.

  • Caberá ao Cerimonial garantir uma gestão adequada do empréstimo e transporte de paramentos e outros elementos cerimoniais, durante cada ciclo de colações.

  • Havendo colações simultâneas, que extrapolem a quantidade dos itens disponíveis para empréstimo pelo Cerimonial, será dada prioridade à Comissão de Formatura que primeiro encaminhar o formulário de reserva.

 

 

Passo 7: Empréstimo e transporte de indumentária e demais elementos cerimoniais

Esses materiais são colocados à disposição para empréstimo às Comissões de Formatura, mediante agendamento prévio. Para fazer a solicitação é preciso formalizar o pedido via processo SEI (o mesmo do agendamento da colação), preenchendo um link de formulário específico, encaminhado pelo cerimonial da Unb.

A reserva deve ser feita com a antecedência mínima de 10 (dez) dias úteis da realização da colação de grau e depende da disponibilidade dos itens, em razão do agendamento de outras colações.

No caso de a colação ocorrer no CCAB, a indumentária e demais elementos cerimoniais estarão disponíveis para a Comissão de Formatura, no camarim antes do início da cerimônia.

No caso de a colação ser realizada em outro espaço da Universidade de Brasília – em qualquer um dos 4 campi – caberá alinhamento da Unidade/Instituto junto à PRC o transporte da indumentária (becas, faixas, capelos, pelerines) e demais elementos cerimoniais (ponteiros, bandeiras, púlpito) até o local designado e, depois da cerimônia, a sua devolução ao camarim do CCAB.

Para isso, a Unidade Acadêmica deverá alinhar com a PRC o transporte de becas e agendar a retirada, entrega e devolução.

A indumentária estará disponível para retirada no camarim do CCAB na data da colação, conforme horário combinado com o responsável pelo empréstimo. Um ou mais membros designados previamente pela Comissão de Formatura devem supervisionar a retirada e transporte do material até o local da cerimônia, atestando depois a sua entrega à PRC, ao final do evento.

A UnB não se responsabiliza pelo transporte de indumentária e elementos cerimoniais para espaços externos aos seus 4 campi, como clubes, teatros ou salões de festa. Nesse caso, caberá à Comissão de Formatura a retirada do material junto ao Cerimonial, com a antecedência mínima de 24 horas (ou um dia útil) antes da colação de grau, e o seu transporte e devolução em perfeitas condições à Universidade de Brasília, em igual tempo (24 horas).

Passo 8: Paramentação de formados e manutenção da indumentária

Ao vestir a indumentária própria para a colação de grau, o formando assinará um termo de responsabilidade com esse material. Ao final da cerimônia, deverá devolver a indumentária completa e em perfeito estado de conservação, sob a supervisão da Comissão de Formatura designada para encaminhar a guarda ou entrega desses bens à equipe de transporte da PRC.

 

Em caso de perda ou dano (total ou parcial do bem), o formado fica obrigado a ressarcir à Universidade os prejuízos, estando a emissão de seu diploma condicionada a esse ressarcimento.

No caso de perda ou dano, deverá ser feito o registro imediato e descritivo no termo de responsabilidade assinado pelo formado, para conhecimento e guarda da Comissão de Formatura. Essa notificação deverá ser encaminhada à SAA, junto à ata de outorga de grau, por meio de processo SEI.

Passo 9: Código de conduta

Recomenda-se que os formandos cheguem ao local da cerimônia com 1 hora e 30 minutos de antecedência para a paramentação e a assinatura de ata de outorga, assim como do termo de responsabilidade da indumentária utilizada.

Não será permitida a participação de formando que chegue após o início da cerimônia ou que esteja embriagado.

Recomenda-se que, nas cerimônias de colação, não seja permitida a entrada e uso dos seguintes itens:

  • Buzinas de ar comprimido, apitos, cornetas ou qualquer outro instrumento sonoro;

  • Bebidas alcoólicas;

  • Fogos de artifícios;

  • Animais de estimação;

  • Confetes, papel picado ou similares.

Em colações realizadas nas instalações da Universidade de Brasília não será permitido “o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, em recinto coletivo fechado, privado ou público”, em conformidade com o art. 2º da Lei nº 9.294/1996.

Passo 10: Atos Normativos

Além da leitura deste guia, recomenda-se a leitura atenta dos Atos Normativos relativos às colações de grau da Universidade de Brasília:

  • Ato da Reitoria nº 1734/2018, que altera a organização das solenidades de Outorga de Grau.

  • Instrução da Reitoria nº 001/2019, que regulamenta as normas de colações de grau da Universidade de Brasília.

  • Circular nº 0009/2022/UnB, que dá novas orientações sobre o retorno gradual e seguro às atividades presenciais na UnB.

O Cerimonial está à disposição para maiores esclarecimentos por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., site: http://cerimonial.unb.br/ além dos telefones para contato: 3107-0431