Senhores diretores, coordenadores de curso e demais membros da comunidade acadêmica,

A partir do segundo semestre de 2018, as colações de grau voltarão a ser organizadas pelas unidades acadêmicas e centros responsáveis pelos cursos de graduação da Universidade de Brasília, restabelecendo a prática  anteriormente realizada pela instituição.

A medida, anunciada em reuniões com diretores de unidades acadêmicas e centros em junho de 2018 e informada às unidades por meio do processo 23106.072029/2018-48, visa a conferir autonomia às unidades e centros, com respeito às características de cada curso e preferências de formandos e respectivas comunidades acadêmicas quanto ao local, data e dinâmica na condução da cerimônia de outorga de grau.

Como parte da necessária simplificação de processos da UnB, os estudantes não precisarão mais solicitar os seus diplomas, os quais serão automaticamente emitidos e disponibilizados aos estudantes que não tiverem pendências ou outros impedimentos.

Os espaços para eventos da UnB, como os auditórios e o Centro Comunitário Athos Bulcão, poderão ser reservados pelas unidades e centros para esse fim. As datas e os formatos ficarão a cargo das unidades acadêmicas, centros e comissões de formatura.

Clique aqui para obter orientações gerais para o cumprimento de cada uma das etapas de organização da cerimônia, bem como instruções que devem ser repassadas aos formandos.

Estamos certos de que a mudança tornará as cerimônias de colação de grau ainda mais significativas, estimulando o protagonismo e a criatividade dos formandos nesse importante rito de passagem em sua trajetória acadêmica e profissional.